• Dular Móveis

MDP ou MDF: Qual a Diferença?

O termo MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Esse material é resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas. Já o termo MDP é a sigla de Medium Density Particleboard, em português, painel de partículas de baixa densidade. Trata-se de um painel formado por três camadas de partículas de madeira, uma grossa no miolo e duas finas na superfície.

Além de ajudar na preservação do meio ambiente, o MDP e o MDF têm um custo mais acessível e uma variedade de cores e acabamentos.


O que é MDP?


O termo MDP é a sigla de Medium Density Particleboard, em português, painel de partículas de baixa densidade.

Trata-se de um painel formado por três camadas de partículas de madeira, uma grossa no miolo e duas finas na superfície.

Assim como o MDF, o material é criado a partir de uma alta temperatura e pressão.

Devido a sua alta resistência, ele é utilizado na parte estrutural de móveis, como portas, gavetas, prateleiras, além de ser útil também para painéis tamburatos (conhecidos popularmente como painéis de TV).


O que é MDF?



O termo MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Esse material é resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas.

Ele costuma ser utilizado em artesanato, decoração, construção civil e fabricação de móveis – seu principal uso no Brasil.


Qual é a diferença entre MDP e MDF?

A principal diferença entre MDP e MDF está na sua estrutura interna.

Por conta da sua composição, o MDF é um material mais maleável, que permite a manipulação sem o estrago do material. Por esse motivo ele costuma ser utilizado em artesanato e na fabricação de móveis com acabamentos mais elaborados, como curvas e contornos.

Já o MDP, devido às 3 camadas internas, tem uma maior resistência estrutural. Ou seja, ele não oferece tanta maleabilidade e funciona melhor em superfícies planas, como portas, prateleiras, painéis, fundos de gaveta, entre outras.



Créditos: Vida Decora.com.br

blog dular móveis

INSTAGRAN.png